Postado em 27 de Abril de 2021 às 09h27

Check-up e pandemia: a importância de manter os cuidados com a saúde

Coronavírus (3)

Saúde não é apenas ausência de doença. A afirmação está relacionada ao conceito preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que afirma: “saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a mera ausência de doença ou enfermidade”. O conceito já parecia um tanto utópico antes da covid-19, mas e agora? É possível se manter saudável em tempos de pandemia?

Asdrubal César da Cunha Russo, médico especialista em Medicina de Família e cooperado da Unimed Chapecó

O medo do contágio pela covid-19 mudou drasticamente a rotina das pessoas. Nunca se falou tanto sobre os cuidados com a saúde física e mental ou imunidade. Por outro lado, na prática, o que se observa é uma outra realidade. 

Segundo dados das empresas associadas à Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), houve uma queda de 46,4% na quantidade de mamografias realizadas no Brasil, nos meses de março a agosto de 2020, comparado ao mesmo período do ano anterior – importante frisar que as associadas à Abramed representam 56% do total de exames realizados na saúde suplementar. O cenário do Sistema Único de Saúde (SUS) é igualmente preocupante. Na rede pública, a queda foi de 27% – entre janeiro e junho de 2019 foram realizados 180.093 exames na rede pública. No mesmo período de 2020, a quantidade de exames caiu para 131.617, segundo a Abramed.

Principal motivo? Medo de contrair covid-19. Esta foi a principal justificativa das entrevistadas em pesquisa recente realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE), com 1.400 mulheres. E mais, 73% delas, presentes no grupo de risco, afirmaram que estão esperando a pandemia passar para retomar suas consultas e exames de rotina.

Um levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), mostrou que houve um aumento de 31,8% de óbitos em domicílio por doenças cardiovasculares, incluindo Acidente Vascular Cerebral (AVC), no período de março a junho de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Os números representam apenas uma parte do impacto da pandemia na medicina diagnóstica do País. O setor previa a realização de mais de 480 milhões de exames no primeiro semestre de 2020 e foram realizados 353 milhões. Uma queda de mais de 36%, de acordo com a Abramed.

Neste cenário, é possível observar que o medo da covid-19 supera a preocupação com outros tipos de doenças. A maioria das pessoas opta por adiar ou cancelar consultas e exames de rotina, o que pode causar sérias complicações.

Leia mais aqui.

Veja também

Definição e sintomas do coronavírus e COVID-1924/03/21 1. O que é o coronavírus? Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus é uma família de vírus que pode causar doenças em animais ou humanos. Em humanos, esses vírus provocam infecções respiratórias que podem ser desde um resfriado comum até doenças mais severas como a Síndrome......

Voltar para Blog

 

Uso de Cookies


Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.